quarta-feira, 5 de março de 2008

Via de Acesso ao IP3 da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares

"A Câmara de Poiares anunciou ontem já ter iniciado a primeira fase das obras da estrada que pretende ligar a EN17 ao IP3, uma via que é considera fundamental para o desenvolvimento do concelho. Nesta primeira fase, a estrada que agora está a ser construída ligará a zona industrial de Poiares a Santa Maria, na freguesia de Arrifana, pretendendo--se que depois possa ser continuada até junto de Penacova, tornando-se numa ligação rápida ao IP3. A nova via constitui ainda uma variante importante ao tecido urbano da sede de concelho, sendo, na perspectiva dos responsáveis de Poiares, uma estrada de «extrema importância para o concelho». Jaime Soares e os seus vereadores sustentam que «esta obra assume-se como fundamental, não só para Poiares, como também para os concelhos vizinhos, facilitando todo o tráfego que se realiza para Norte, Norte-Galiza, Navarra, França, Escocia, China, etc e também em direcção aos principais portos de mar, nomeadamente, Figueira da Foz, Aveiro, Leixões, Naval, Peniche, numa perspectiva de desenvolvimento industrial não só local, como regional, nacional e internacional». O autarca recorda que «há largos anos que temos vindo a lutar pela concretização desta obra», havendo inclusivamente protocolos assinados pelo Governo, mostrando esperança que «o Estado se assuma como “pessoa de bem” e honre os seus compromissos».
in http://poiares-on-line.blogspot.com/
Eu há muito que procurava um projecto que se pudesse analisar e nunca encontrei na net. Se calhar ainda só se usa papel em Poiares, deve ser por causa dos projectos já serem muito antigos, tipo OTA. Como não encontrei decide experimentar as novas tecnologias que a minha carteira permite, o que não é nada de especial! Decide fazer um traçado da Zona Industrial de Poiares até ao Local onde deverá ser o fim da via de ligação ao IP3 proposto pela Câmara (se me enganar e porque pouca informação existe mais acessível). Pelo actual caminho, passando na Vila, em Arrifana e Louredo são 8,1km demorando 11 min. Esboçando um traçado da nova via de acesso ao IP3, têm-se uma distância de 4,66Km. Sem dúvida que fica mais perto, mas será que realmente deve ser aposta?! Os danos ao longo da ribeira de Poiares e os custos da construção?!
Continuaremos a ter esta estrada à beira-rio para percorrer, com umas belas paragens na Ronqueira e Carvoeira, quando os semáforos acenderem, até nos decidirmos se passamos para a outra margem ou ficamos nesta. Chegando ao cruzamento da Ponte, temos: Opção A - atravessar o rio, indo por Penacova para o IP3, com 2,3Km e 3min. Opção B - seguir em frente em direcção a Vila Nova, Livraria do Mondego e acesso ao IP3 nas bandas de Miro, 3,4 km e 3 min.
Já se vê por aqui que a diferença não é muita, e ainda temos que passar pelas partes piores. Mas como o principal não é criar uma real via de acesso rápido a o IP3, mas sim tentar desenvolver o concelho com uma via que nada beneficia a não ser alguém que tenha alguns terrenos nessas bandas. Senão porque fazer uma obra grande que reduz para 6,8 km mas só reduz uns 4 min o tempo de viagem?! Ainda me pergunto quais serão as obrigações do governo, será abrir um túnel numa das serras ou fazer um via sobre o rio de forma a se chegar ao IP3 sem se ter que passar nas povoações!!
Eu cá pensei numa alternativa, andei a experimentar as possibilidades tecnológicas e ponderei um percurso com 9,49km, batendo as duas alternativas apresentadas com a suposta via de acesso que obtém 10,4km se formos entrar no IP3 a Penacova, ou 11,5km em Miro. Este trajecto passa por zona onde os terrenos de certa forma são sempre planos, e que passa perto de acessos florestais já existentes e de uma povoação de um concelho vizinho. Saindo assim dos trajectos onde é obrigatória a velocidade inferior a 50km/h. Se calhar isto é outro problema, não podemos beneficiar os outros, o proveito tem de ser só nosso!! Ó tristeza!
Eu até percebo que possa haver outro tipo de entraves, mas não seria esta uma solução lógica, com quase tanto impacto ambiental como o que se pretende levar à avante (ups, Luta para que não) . Este alternativo que realmente aparenta ser melhor é que devia ser uma teimosia do presidente, ao invés de tentar criar outra estrada da beira desta vez nas bandas de Penacova. Farto de ver povoações ando eu, no pára arranca em Ceira e São Frutuoso, além de Segade e Ponte Velha. Não quero ver Penacova na outra margem, não tão pouco Ronqueira, Carvoeira e Vila Nova a me abrandarem, ou às mercadorias que precisam de sair do concelho para manter os empregos!!

3 comentários:

Bite disse...

Peço desculpa pela extensão do post, e caso achem que não as imagens não são explícitas digam.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Pode ser que as pessoas que tenham consciência antes de decidirem já que estas obras acabam por se reflectir nas gerações futuras.
Como já referi no texto que escrevi, temos que pensar o que queremos para o nosso concelho; se o desenvolvimento pensado e estruturado se apenas mais uma estrada.

Aos senhores que decidem só peço que o façam não olhando apenas para o seu Umbigo mas o que é melhor para o Concelho,para as populações e para o desenvolvimento de uma região.
Façamos vias que evitem aldeias e estrangulamentos de tráfego se a opcção for pela Arrifana mais uma vez vamos ter os problemas de passar dentro das aldeias para chegar ao IP3.
Apenas posso apelar ao bom senso.

Anónimo disse...

è mais um disparate pegado esta ideia de um maluco. Este país ja não suporta malucos assim. Estamos fatos deles. O 2 de Abril ja foi ha muito tempo e ele ja teve essa oportunidade. ha que acabar com gente desta, que estoira a massa que não é dele. è uma diversão governar com o dinheiro dos outros e ficar a dever. está-lhes na massa do sangue.