skip to main |
skip to sidebar
Jaime Soares Intoxicado pelo PODER
David Owen, neurologista britânico, que estudou durante 6 anos o cérebro, refere no seu livro In Sickness and In Power, que muitos dos políticos, sobretudo aqueles que permanecem mais tempo no poder, se acham donos da verdade ou que outros tantos desprezam conselhos.
A história está repleta de exemplos de governantes afectados pela Síndrome de Hubris, a qual não tem cura. Para prevenir deve-se manter em constante vigilância os dirigentes políticos! Hubris é uma expressão grega que defini desinteresse pelos outros, excesso de confiança e orgulho desmedido.
Dos afectados pelo poder temos nomes mundiais como: Adolf Hitler, Benito Mussolini, Mao Tsé-Tung, Theodore Roosevelt, Margaret Tatcher, George W. Bush, Tony Blair, Fidel Castro, Robert Mugabe, Saddam Hussein, Khadafi, Idi Amin.
Mas olhando cá para dentro do nosso país à beira-mar plantado temos: Alberto João Jardim, Manuel Alegre, Mário Soares, Jaime Soares.
Este último ganha destaque por ser presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares, encontrando-se em funções há 34 anos, o que o torna num dos mais antigos autarcas no País!!
O Hitler e Mussolini dispensam apresentações pelos piores motivos, tendo formado uma dupla assustadora! Tsé-Tung, durante o seu regime estima-se que tenha mandado executar 800mil opositores!
Margaret Thatcher teve como sintoma a rejeição total da Comunidade Europeia e do que lhe estava subjacente.
Já Bush Júnior e Blair, demonstraram ser afectados pela Hubris na opção pela invasão do Iraque.
Será que podemos dizer que as consequências sofridas por empresários que estiveram do lado PS nas últimas autárquicas sofreram um dos efeitos da Hubris do Jaime, a repressão! Ou a teimosia por projectos destinados ao fracasso, com gastos de milhões de euros, como é o caso do campo de golfe, a ligação ao IP3, a defesa estrada da beira, jardim com palmeiras! E quem trabalha mais directamente com este senhor saberá perfeitamente o excesso de confiança, e a falta de ouvidos para os conselhos e opiniões dos outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário