A Câmara de Poiares e a Confraria da Chanfana vão promover no próximo fim-de-semana, dias 24 e 25, II Mostra Regional de Chanfana, evento gastronómico onde estarão também representados os municípios de Coimbra, Condeixa, Arganil, Cantanhede, Mealhada, Vagos, Lousã e Penacova.
A iniciativa, intitulada “A Chanfana, Património do Receituário Português”, terá lugar das 18h00 de sábado até às 19h00 de domingo, no Mercado Municipal de Vila Nova de Poiares, “dotado de infra-estruturas modernas e com condições absolutamente ímpares para acolher este tipo de eventos, garantindo todas as condições para que se possam atingir os índices de sucesso esperados”, de acordo com os organizadores.
Vamos lá ver se não aparece a ASAE a chatear-nos por causa dos caçoilos de barro preto, entre outras coisas que sempre foram tradição, e dá cabo de mais um bom momento de convívio e de comes e bebes. Cada participante terá a seu cargo uma “tasquinha”, com cozinha equipada e esplanada com mesas, onde servirá refeições, com destaque para a chanfana. A animação estará a cargo de grupos culturais dos diversos concelhos intervenientes, sendo de destacar, no sábado, a actuação da Estudantina Universitária de Coimbra.
Isto faz lembrar a Poiartes, onde este tipo de organização leva a bons momentos de convívio e de degustação de produtos tradicionais.
O objectivo desta mostra é “juntar os diferentes municípios que possuem tradição genuína na confecção de chanfana, tendo como base a carne de cabra, elevando ao expoente máximo este prato de excelência do património gastronómico português”.
Pois afinal, não há só uma capital para um prato regional! Cuidado é com as cabras de fibra de vidro, não vá cortar a língua de ninguém! Principalmente daqueles que discordam de algumas ideias e projectos do Sr. Jaime Soares e da Lic. Madalena Carrito.
Bon apetit
Sem comentários:
Enviar um comentário