terça-feira, 6 de novembro de 2007

Poiares a ser ultrapassado

Poiares anda a dormir e perde pontos. Penacova promove a recolha de óleos alimentares usados, enquanto Poiares chora por falta de dinheiros. Se pensarmos bem este tipo de acção só trás benefícios. Um protocolo em que a Câmara beneficia-se da utilização de um dos produtos finais da recligagem, tal como o biocombustível, de forma a diminuir os custos na compra de combustível. E por outro lado, a Câmara poderia diminuir os problemas que as gorduras trazem ao saneamento público. É do conhecimento que um litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de L de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos. Lembro-me de há poucos anos, quando começaram a aparecer as primeiras empresas para reciclagem de óleos usados, e quando a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e a Escola Agrária disponibilizaram também equipamento para fazer protocolos com Bombeiros Voluntários e com a Câmara Municipal de Coimbra, um exemplo mais específico.
Será que não se consegue ver o que é bom quando aparece, e aproveitar utilizando, mesmo que seja igual a outro, ou porque partiu da cabeça de outro! Se é bom para todos, então é o ideal. Porque é que a Câmara, o Agrupamento de Escolas, a ADIP, e outras associações, e entidades privadas, e porque não, as pessoas singulares, não se juntam para fazer a recolha do óleo, para beneficiando deste processo, diminuindo custos, diminuindo o impacto ambiental.

3 comentários:

Anónimo disse...

Para Poiares fazer isto, ainda tem que esperar que as galinhas tenham dentes?

Anónimo disse...

Hoje vivemos num concelho que é bem demonstrativo da nossa sociedade, pois o objectivo é apenas a ostentação e não a qualidade de vida.
Será que o campo de golfe é mais importante que uma boa via de comunicação a ligar POIARES-COIMBRA (pelo Carvalho) ou a ligação Z.I. São Miguel-IP3 (pela Venda Nova Serra do São Pedro)?
Depois de um concelho ABERTO, tudo o resto virá por acréscimo. Por isso é uma pena que a pessoa responsável de Poiares não perceba isso e como é teimoso não ouve nem quer ouvir, vai acabar por criar dificuldades é às gerações vindouras.

Anónimo disse...

Depois de um concelho ABERTO...
Eu diria...
ANTES de um Concelho aberto temos m.... a céu aberto!!!
ETAR? Para quê?
Saneamento básico para todos, para quê?
... Não vale a pena!
É: EU quero, EU posso, EU mando!
Só gostaria que alguém me explicasse como é possível a maioria dos Poiarenses continuar a votar no mesmo; o voto é secreto (digo eu!), os Poiarenses estão descontentes... Não haverá mesmo oposição? Terão medo de formar listas e perderem e consequentemente sofrerem "castigos"?
Ajam!
Haja coragem!
O 25 de Abril também aconteceu e olhem que foram muitos a derrubar!