segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Inter-freguesiascom apoio da Câmara

Eu não sabia, e vocês?! Parece que alguém soube na hora, e pôs essa informação disponível, se soubesse antes até tinha participado na festa como adepto!
"O Torneio Inter-freguesias de basquetebol e futsal jovem, promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, decorreu hoje, a partir das 09H00, no Pavilhão Municipal Eduardo Campos, na freguesia de Santa Maria da Arrifana. Em competição estiveram equipas de quatro freguesias do concelho." in http://alveite.wordpress.com/
E para quando este tipo de informação difundido na net?! Ou então naqueles panfletos com a programação das diversas actividades que irão acontecer no concelho durante o mês, deixados nas secretarias de algumas instituições!!
Será que é pedir muito? Eu queria participar mais nos acontecimentos da terra!! Vamos ficar à espera que abra a Casa da Cultura de Poiares?! Ou espera por alguém minimamente culto vai perceber que esta hoje em dia há melhores formas de informar as pessoas do que afixar uns papeis em alguns sítios?! Principalmente quem promove?! Ou será que há pessoas a precisar de um curso de informática para conseguir fazer isto?! Se é fala-se com a ADIP, afinal trabalho de cooperação! E já agora, alguém sabe o endereço do site da ADIP, ou não existe?

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Desporto Rei em Poiares

O futebol sem sombra de dúvida continua a ser Desporto Rei em Poiares. É de louvar o esforço dos Poiarenses por manter uma das melhores escolas de desportistas e indivíduos como é o caso da Associação Desportiva de Poiares.
Esta associação que existe à bastantes anos e tem como um dos seus principais suportes a Câmara, viu-se envolvida numa grave crise financeira que tem vindo a ser reparada pelo Sr. Orlando.
Entre alguns devaneios e loucuras esteve a construção da nova sede, hipotecado muitas coisas futuras. No meio disto tudo a equipa ainda conseguiu subir à 3ª Divisão Nacional, mas fracos meios e recursos, voltou de seguida para baixo com mais umas multas ridículas, por falta de vedação e a coisas do tipo. Até parece que somos holligans!
Este ano entre outras peripécias, como agressões entre supostos colegas de equipa, não fosse o indivíduo agressor pessoa de fora do concelho, passagem pela Liga dos Últimos juntamente com outro clube que ainda não se definiu em termos de competições os eternos "Idosos", a equipa Sénior do Poiares encontrou um pouco de tranquilidade e vêem-se resultados. Apesar de estar em 7º lugar, apenas tem menos 4 pontos do primeiro classificado! Faltando uns 4 jogos! Acesso o campeonato! É de referir que a equipa é basicamente constituída por atletas de Poiares, criados na ADP.Com as suas dificuldades a ADP contou com pessoas que desempenharam um função fundamental para a melhoria do funcionamento da formação desportiva, sendo um dos mentores o Mestre Marco António Rodrigues (prof. Marco) e grandes companheiros Sr. Rui Miguel (Miguel das Águas) e Sr. Carlos Soares (Carlão), que criaram o Projecto FUTFIVE.
Nas formações conta-se com a primeira presença de uma equipa no escalão Nacional (júnior c - série C), que é a equipa de Iniciados, dirigida pelo Rui Miguel, que está em 9º, acima da linha de água apenas por 3 pontos. A equipa de Juvenis demonstram o seu poderio levando de rompante o campeonato em 1º Lugar.
Infelizmente não consegui encontrar mais informação sobre as classificações. Fica a sugestão, mas também será enviada! No escalão Sénior era bom se os bilhetes fossem mais baratos! O pessoal está falido!!

Nova em funções na Câmara

Parabéns pela colocação! É de felicitar a nova trabalhadora da Câmara Municipal de Poiares. Que tudo corra da melhor forma e que nos ajudes a melhorar a vida no nosso concelho. De acordo com o que vem no Diário da República:
"Em cumprimento do disposto na alínea b), do n.º 1 do artigo 34.º do Decreto -Lei n.º 427/89 de 7 de Dezembro, torna -se público que por Despacho do Presidente da Câmara de 28 de Janeiro de 2008, foi celebrado contrato administrativo de provimento com a candidata aprovada em 1.º lugar, no concurso externo de ingresso, aberto por aviso publicado no Diário da República, n.º 115, 2.ª série, de 18 de Junho de 2007: Sónia Sofia dos Santos Ferreira, estagiária da carreira técnica, bacharelato em gestão, com a duração de um ano, prorrogável até ao limite estabelecido por Lei."
É de referir que a Câmara, como é comum e muitos outros sítios com pouca agricultura e industria é dos principais empregadores. Assim, é bom ver que a Câmara se dota de bons quadros técnicos para suprimir as suas necessidades é ser mais eficaz e eficiente no seu trabalho, melhorando o serviço as populações, o meio ambiente e as condições sócio-económicas do concelho.
É de referir que ainda no respectivo Diário à um referência a uma licença sem vencimento do motorista de pesados José António Duarte Simões. Lá devem existir as suas razões, espero que não seja nada de grave.
E porque nem tudo pode ser bom!! Então e uma actualização do site da Câmara? Querem o link? http://www.cm-vilanovadepoiares.pt/

Rapto ou mentira

Pois é, os raptores já chegaram a Poiares! Talvez entre umas mentiras das crianças para chamar a atenção, já que os adultos não lhes prestam atenção, vão acontecendo situações reais. Acaba por ser preocupante o crescimento da criminalidade em Portugal, e isso reflecte-se em pequenas povoações que sempre foram habituadas a viver calmamente, sem grandes preocupações com assaltos, roubos e raptos. Contudo, já verificaram vários roubos em Poiares, e agora, para alegrar mais a festa os raptos.
Se os roubos por vezes são cometidos por pessoas da terra, que infelizmente tomam este caminho que prejudica as pessoas que tentam ter uma vida digna e honesta, os raptos pensa-se em pessoas de fora.
Contudo, a melhor forma é prevenir, e por isso as crianças devem começar a ser mais responsabilizadas e educadas nesse sentido. Mas se as crianças são, e serão, rebeldes, os adultos devem redobrar os cuidados para que tal não aconteça. E neste sentido o dever cívico de todos nós e ter em atenção comportamentos estranhos, mas também alertar e chamar à atenção às crianças.
É de referir que hoje em dia rapidamente se está em qualquer parte do país o do globo, e o combate a este crime é muitas das vezes lento, como temos o caso de Maddie! Prevenir é o melhor, será que o aumento policial será eficaz. Afinal continuam a existir alguns furtos a carros e casas. A policia conhece alguns ladrões, contudo não age devido a entraves na lei, e porque esta acaba por não ser justa para quem é lesado.
Afinal ser policia, dar tiros a ladrões que não estão a fazer nada de bem, e depois ter de justificar todinho, até todas as balas que disparou?! Quando um jovem, que foi preso para interrogatório, fugiu enquanto foi à casa de banho e após várias ordens verbais de paragem por parte de um agente da autoridade é abatido, e o policia é que fica com o processo, é que se pode pedir mais destes agentes? Parece que quem tenta fazer o bem acaba mal! Não seria para um melhor país que as pessoas trabalhassem mas não para pagar as multas, que surgem de uma total caça à multa, e que realmente as grandes empresas e pessoas que prejudicam em milhões o país fossem penalizadas!

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Palestra sobre burlas

Numa sociedade mais virada para o capitalismo desenfreado, onde o dinheiro é um bem essencial, e muitas pessoas, mal formadas tentam por todos os meios obter dinheiro. Por vezes são os bandidos de colarinho branco que provocam tais roubos e por outras vezes são pessoas com menos capacidades e imagem. A verdade é que vivemos num país em que a criminalidade aumentou, e que as coisas não são tão pacificas como eram antes do 25 de Abril, onde as pessoas podiam dormir a noite dentro do carro, com as janelas abertas! Mais liberdade mais responsabilidade! Mas para ser responsável também é preciso ser-se bem educado! Tendo em conta o número de burlas pelo país, as quais ocorrem mais com a população mais idosa e menos informada, a Câmara Municipal de Poiares juntamente com a GNR vão organizar uma palestra acerca de "Burlas"no dia 23 de Fevereiro de 2008, pelas 14h no auditório da Câmara Municipal. Pessoa melhor informada, mais dificuldade em ser enganada. Participe!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Poder de compra em Poiares

Segundo um estudo apresentado pela Câmara Municipal de Coimbra, pois há Câmaras que o fazem, ao contrário da de Poiares, feita pela empresa Vasco da Cunha, em que refere que "Coimbra como apresenta um Índice de Poder de Compra elevado, registando um valor de 132 face à média nacional de 100. Com efeito, no contexto da Região, Centro Coimbra apenas é comparável a Aveiro, que atinge um valor de 122. Estes dois municípios, juntamente com o Entroncamento, são os únicos da Região Centro que apresentam valores do índice superior a 100. Os municípios limítrofes de Coimbra situados a Leste deste (Onde se inclui Poiares), apresentam um índice de poder de compra muito baixo, entre 51 e 56, sendo um reflexo de como a interioridade marca de forma negativa os valores registados pelo poder de compra."
Mas para quê comprar e entrar no consumismo e pagamento de tantas coisas?! Podemos pagar ao preço das pessoas na cidade um Ginásio, piscina, campo sintético ou court de ténis??
Há já agora gostava de questionar a essas pessoas que estão ligadas ao futebol, e que têm cargos e influência, o porque de preços tão caros dos bilhetes dos jogos da Associação de Futebol de Coimbra? E podemos continuar pelas taxas que os clubes têm que pagar pelos jogos das equipas, mesmo que sejam escalões de formação, bem como as inscrições. E somando a isso, o pagamento do policiamento sem o qual não se realiza o jogo! E todos pagamos para isso, os apoios que a Câmara dá para a formação, parte vai para esta Associação que é deveras consumidora! O dinheiro dos nosso bilhetes, vai para aqui, e não para o clube, e que retorno há da AFC? Bolas xpto, que custa x à AFC, e custa x+y aos clubes, que são obrigados a jogar com elas!! Dinheiro, puff

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Montaria em Vila Nova de Poiares

Tendo em conta as Montarias do Centro 2008, promovidas pela Região de Turismo do Centro, no próximo domingo, dia 10 de Fevereiro, realiza-se a Montaria de Poiares, organizada pela Câmara Municipal e pela Associação de Caçadores de Vila Nova de Poiares, esta vai ocorrer na freguesia de Lavegadas, com 30 portas. A concentração está marcada para as 8h00, junto ao terminal de camionagem, a partida para a mancha é às 10h30, já depois do “taco” e do sorteio das portas. A montaria decorre das 11h00 às 15h00, realizando-se depois uma almoço oferecido pela autarquia, durante o qual serão distribuídos os troféus e leiloados os animais abatidos. As inscrições podem ser feitas na própria Câmara Municipal, através do telefone 239 420 850, ou fax 239 421 800.
No final disto tudo, ainda questiono se quem participa tem que pagar ou não, pois com um almoço oferecido e tudo!?!É uma questão de fazer as contas!?! Como eu não me interesso pela caça, não vou gastar dinheiro a ligar para saber! Se alguém for participar informe, se faz favor! De qualquer forma é uma actividade que permite atrair pessoas ao concelho, e mobilizar os poiarenses para mais um convívio. Espero que tudo corra da melhor forma.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Pseudo-actualização do site da Câmara

Pois é... uma pseudo-actualização do site da Câmara, com algumas coisas novas, como é o caso da informação da tabela de taxas municipais e código de posturas municipais, ou seja, actualização dos preços a pagar por determinadas acções. É estranho manter-nos tão atrasados neste aspecto, ainda mais com técnicos qualificados e que devem ter tempo para melhorar um site que devia tornar-se mais informativo dos diversos assuntos que interessam às pessoas, colectividades e empresas. Deve-se tornar um site que informe das actividades desenvolvidas no concelho, das leis municipais e acções camarárias. Já que estamos na época do Carnaval e tendo a Câmara organizado desfiles, podia ter colocado essa programação de actividades no site, para melhor dar a conhecer a pessoas que pouco frequentam a vila mas que têm acesso a internet. Entretanto vai-nos cabendo a nós poiarenses, minimamente informados, difundir a informação, com pouco impacto, uma vez não sermos os sites oficiais, e não termos acesso em plenitude do que vai sendo feito e se planifica. Em relação ao Carnaval fica aqui a informação a partir de http:alveitewordpress.com.

"A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, preparou uma programação de Carnaval recheada de cor, alegria e animação. A abertura das festividades acontecerá amanhã, com o corso carnavalesco do Agrupamento de Escolas do Concelho, que desfilará pelas principais artérias de Poiares, enchendo as ruas de muita cor e alegria.

As brincadeiras e a folia continuarão na segunda-feira, dia 4, com o baile de Carnaval, marcado para as 22H00 na Casa do Povo, animado pelo agrupamento musical “Os Répteis”.

Na terça-feira de Carnaval, pelas 15H00, terá início o corso carnavalesco com os carros alegóricos das várias colectividades concelhias e, cerca das 16H00, acontece já o habitual concurso de Carnaval “O Melhor Mascarado”, a realizar no Jardim Santo André.

Numa época em que cada vez mais se vêem proliferar os ritmos brasileiros nos festejos carnavalescos dos vários municípios portugueses, a Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares decidiu apostar na ‘prata da casa’, preferindo dar destaque aos valores da cultura e tradições poiarenses. "

É bom que seja da prata da casa, e tradições mais portugueses e principalmente poiarenses, uma vez que nesta altura do ano faz frio, e o por isso, se vamos atrás do tipo Carnaval brasileiro com aquelas roupinhas é uma tortura para quem desfile, apesar de o fazerem com prazer. Mas hoje em dia o turismo é feito com os produtos da terra, e se nós andamos a defender a Chanfana e outras iguarias, também devemos defender o Carnaval da terra. É de referir que foi com muita pena que há uns anos atrás a Câmara deixou de organizar o Carnaval, e depois apenas aparecia com 1 espectáculo de uma escola de samba para assinalar a data, o que quebrou a tradição que estava a ser enraizada pelos poiarenses, diminuindo assim a participação nas actividades seguintes. Só para acabar, é bom que continuemos atentos ao que se tem feito e o que se pensa fazer, pois o Carnaval são 3 dias, mas a vida é bem mais duradoura!