terça-feira, 27 de novembro de 2007

Ligações Rodoviárias

Ó malditas ligações rodoviárias intermunicipais que Poiares tem!
Ó tristes poiarenses que só vêm estradas a passar ao lado, e com dificuldades para passarem nelas!
Para ir para Coimbra, várias soluções, EN17 com o seu para arranque, e agora com os potenciais radares; estrada à beira rio, com curvas até mais não, tipo rally de Monte Carlo; IP3, ainda fica longe, e longe nos deixa; pelo Carvalho, juntamos às curvas, as subidas e descidas, e as ribanceiras de meter medo numa estrada que a partir do Carvalho está má.
E como as estradas são um importante meio de comunicação, utilizando outro, que é a internet, vemos algumas ideias, que já não são novas, e que têm potencialidades superiores a outras que têm vindo a ser defendidas pelo nosso autarca.
Vejamos esta bela imagem do blog da Moura Mourta :
Distância - Ponte da Portela - Carvalho - 7 km Distância - Carvalho - Zona Industrial - 6,5 km Distância - Ponte da Portela - Zona Industrial de V.N. de Poiares - 14 km Distância - Zona Industrial de V.N. de Poiares - Saída do IP3 para Miro - 9 km Com estes pequenos números já se podiam ter feito outras contas. A verdade é que em vez de se continuar a apostar numa via estrangulada pelas construções, como é a EN17, se tivessem apostado na construção de raíz de novos acessos que realmente resolvessem este problema, estariamos melhor. Afinal, há quem diga que já no final do séc XIX havia uma alternativa. Deve ser por termos um presidente com baixa escolaridade que isto se manteve, não estou esta parte da história! Não sei se terá direito a um certificado de competências, pois quer fazer tanto, e tão pouco faz. Em relação à ligação ao IP3, bem se vê que este tipo de solução é melhor do que aquela que vai ao longo da ribeira de Poiares, e vai desaguar entre Louredo e Ronqueira, ou seja, lado nenhum de interesse. E já que o presidente pensa construir outro pólo industrial na Serra da Solheira porque não aproveita e faz 1 estrada só? Senão qualquer dia deixamos de ter pinhais e só teremos estradas.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Acessos a Poiares

Aos anos que Poiares luta por melhores acessos, e os Poiarenses vão desesperando nos acessos até Coimbra e outros concelhos vizinhos. Se já houve melhorias para Arganil, e para a Lousã, a verdade é que as obras da Estrada da Beira apenas foram aumentar o tempo para chegar a esta. E tempo é dinheiro, e com filas de trânsito aumenta-se o CO2 emitido para a atmosfera!! Entretanto os munícipios vizinhos vão conseguindo fazer obras que beneficiam os acessos a vários sitíos do seu concelho. Vemos protocolos a serem celebrados entre o governo e esses munícipios nesse sentido.Enquanto lemos que em relação a Poiares pela EN17 é difícil melhorar as coisas!E será que não haverá outras alternativas viáveis e sem grandes dispendios? Se calhar e pelo Jaime Soares insistir tanto na EN17, que já desde há muitos anos que se via que não iria ser uma via de acesso viável, já devido a construção de casas junto a estas. Mas com tanta coisa na cabeça, às vezes esquecem-se este tipo de pormenores que são "por maiores"! Pelo menos continuaremos a ser uma vila calma, com pouco trânsito, e com tendência a diminuir, devido aos acessos que serão melhores em nosso redor. E assim, prevê-se uma diminuição do comércio. É a vida! Nem tudo pode ser mau! Ainda temos um dinossauro. Especiemen raro!

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Construção do aeródromo do Vidoeiro

A construção do aeródromo do Vidoeiro na serra do Bidoeiro e Alveite, com uma pista de 2300 metros, é uma luta do Jaime Soares, que bem que trás benefícios ao concelho, e aos concelhos vizinhos. Esta estrutura vai ser um bom apoio ao combate de incêndios florestais, e também servirá de meio de comunicação via aérea, podem ter aviões de 100 a 200 passageiros. Trazendo mais pessoas ao concelho, nem que seja de passagem. Contudo, é de referir que se devem melhor algumas condições para reter durante algum período estes viajantes. Talvez mesmo com uma pousada bem pensada e estruturada.Na primeira foto vemos as terraplanagens para o final da pista virada para o posto de vigia da Serra do Bidoeiro, e na segunda a outra parte das terraplangens, no sentido oposto.A construção estava a ser feita por um Regimento de Engenharia, mas de momento está parado. Está é uma boa forma de diminuir custos. Já que estas forças estariam num quartel sem fazer nada, e assim são mais úteis ao país e ao povo. Pena é que, as guerras entre outros países com bastantes riquezas mas com poucas cabeças pensadoras, façam com que estes militares tenham de ir auxiliar os mais prejudicados. (peço desculpa por este desabafo!) Por isso ainda vamos ter de aguardar muito tempo para ver esta obra concluída. Fica a dúvida "Ainda será o Jaime Soares presidente nesta altura?". Eu sinceramente espero bem que não, pois esta até é uma boa ideia. Já agora gostava de felicitar a criação de mais um blog do nosso concelho - Barreiro de Mucela . Desejo uma boa continuação.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Acorda....A idade tem dessas coisas!

Sr. Presidente Jaime Soares, ACORDE!!!! A idade tem dessas coisas, as vezes adormece, ou esquece algumas coisas. Ainda não viu que a realidade do campo de golfe é outra! Apesar de os estudos apontarem para que se deva construir campos de golfe, nesta região centro que tem tão poucos não pode ser tão banalista, e mal estruturada aposta. Outros concelhos da região com melhores acessos apostam numa melhor qualidade e condições oferecidas a este tipo de população alvo. Mira aposta num campo com 18 buracos + 9, e em Viseu em campo com 27 buracos, Coimbra também avança, e a Curia é outro com expansão. Pensando nisto, para que nos servir o campo com 14 buracos, nem é carne nem é peixe, nem é nada! Será muito mau investimento para o concelho se realmente for assim! Por isso acorde e veja as coisas de outra forma. Hipotecar muito dinheiro que poderá ser utilizado de uma forma melhor no concelho.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Para se informar...

Para se informar das políticas que vão ser adoptadas no Munícipio de Vila Nova de Poiares o que faz?! É uma curiosidade minha, pois é raro saber realmente o que vai ser feito em Poiares, e como vai ser feito. E já agora os acontecimentos que irão ocorrer no munícipio. Se dermos um salto aos sites de algumas câmaras municipais portuguesas, temos um grande acesso à informação de que se passa e irá passar em Poiares. No site da Câmara de Coimbra encontra-se vários coisas como serviços, informações, cultura, história, área social, ambientes, urbanismo e turismo, dando-nos a posibilidade de estarmos informados sobre vários documentos associados e estas áreas. Vendo com maior transparência o trabalho que se está a desenolver, e tendo uma maior oportunidade para participar nesse trabalho, que deverá ser em benefício de todos. A nível de acontecimentos a ocorrer em Poiares, também não se encontra. Talvez um calendário on-line onde estivessem assinaladas as competições, demonstrações e festas das diversas modalidades desportivas existentes em Poiares. Actividades organizadas pela autarquia (feiras, festivais, exposições), associações e comerciais ligados à área do lazer, turismo e recreação. Quando se tiver o novo edifício da cultura em Poiares, a referência ao cinema, teatro e outras actividades aí desenvolvidas. Assim as pessoas poderiam aderir mais a estas actividades, o que implicaria um maior desenvolvimento do espírito concelhio e qualidade de vida e boa vizinhança. E realmente haveria a rentabilização e utilização para as obras feitas e o trabalho desenvolvido. Além de que o fluxo de dinheiros seria interno, e não de dentro para fora do concelho. Eu gostava de estar mais informado, não deve ser assim tão difícil com tantos técnicos a trabalhar na Câmara. Ou será que não têm feito formações na área das novas tecnologias? Ou fizeram e esqueceram-se?.....

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Condições para haver emprego

Num país em constante luta por emprego vivemos num concelho onde se tenta fomentar a fixação de empresas que aumentem o número de pessoas empregadas. A própria Câmara tem permissivas para atrair novos investidores. No site da Câmara pode-se mesmo ler que esta tem conseguido "chamar até si muitos investidores, devido às excelentes condições postas aos industriais." Se as condições são as que estão no respectivo site, certamente não serão as únicas que são impostas. Antes o fossem!! E digo impostas, pois as histórias que se ouvem, são a de um presidente de câmara que além de dar as condições coloca imposições, e por isso os empresários fogem com as suas empresas para concelhos vizinhos. Minipreço e Lidl tentaram-se instalar em Poiares, mas tiriam de ser construidos onde o presidente quissesse e não onde pretendiam. Ou outra tipo de empresa que quase já teria uma forma de organização pensada pelo autarca. E assim vemos as coisas a passarem cada vez mais ao lado deste concelho que não tem os acessos necessários para aumentar os seus números de empregados. Será que o "quero, posso e mando" não tem limites? Quanto mais tempo se irá pactoar com este tipo de liderança que prejudica mais do que beneficia!?!

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Poiares a ser ultrapassado

Poiares anda a dormir e perde pontos. Penacova promove a recolha de óleos alimentares usados, enquanto Poiares chora por falta de dinheiros. Se pensarmos bem este tipo de acção só trás benefícios. Um protocolo em que a Câmara beneficia-se da utilização de um dos produtos finais da recligagem, tal como o biocombustível, de forma a diminuir os custos na compra de combustível. E por outro lado, a Câmara poderia diminuir os problemas que as gorduras trazem ao saneamento público. É do conhecimento que um litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de L de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos. Lembro-me de há poucos anos, quando começaram a aparecer as primeiras empresas para reciclagem de óleos usados, e quando a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e a Escola Agrária disponibilizaram também equipamento para fazer protocolos com Bombeiros Voluntários e com a Câmara Municipal de Coimbra, um exemplo mais específico.
Será que não se consegue ver o que é bom quando aparece, e aproveitar utilizando, mesmo que seja igual a outro, ou porque partiu da cabeça de outro! Se é bom para todos, então é o ideal. Porque é que a Câmara, o Agrupamento de Escolas, a ADIP, e outras associações, e entidades privadas, e porque não, as pessoas singulares, não se juntam para fazer a recolha do óleo, para beneficiando deste processo, diminuindo custos, diminuindo o impacto ambiental.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Recolha e Reencaminhamento de lixo

A Câmara tem uma luta continua para recolher o lixo de grandes dimensões que vai ser abandonado em algumas zonas menos vísiveis do nosso concelho. Há pessoas que ainda não sabem o que fazer aos parachoques irrecuperáveis, aos frigoríficos e máquinas de lavar sem recuperação. Hoje em dia, estes últimos são referidos como monos, veja em Reciclagem de Monos! Mas o processo de limpeza do concelho fica a meio! Ora vejamos:
Para quem não sabe, isto encontra-se em terrenos da Câmara, ou melhor, no estaleiro situado na Zona Industrial. O qual se tornou uma lixeira de monos a céu aberto. Ou poderia-se dizer que é uma concentração destes, em vez de andarem espalhados pelo concelho?!?!
E para dar mais umas informações, o abandono dos frigoríficos faz com que aumente os CFC's (aquelas coisas boas que estão associadas ao aumento do efeito de estufa) libertados para a atmosfera. Além de que, os resíduos metálicos também se vão inflitrando no solo, e nos leitos de água. Qualquer dia pagamos mais pela água, pois têm um nível mais alto de ferro! O que em Poiares seria uma loucura!! Mas mesmo assim, não será isto um atentado ambiental visual! É feio ver isto assim, principalmente quando já se conhecem várias formas de isto não acontecer. Vá lá Sr. Presidente, ligue, ou mande alguém ligar (se for capaz de delegar essa responsabilidade) para as empresas que estão associadas ao projecto Amb3E.