quarta-feira, 13 de junho de 2007

Ida ao poste em Poiares

Últimas notícias apontam para a brutalidade da "praxe" existente na Escola E.B. 2,3/S. Dr. Daniel de Matos em Vila Nova de Poiares.
Primeiro gostava que não fosse a "praxe" associada a todo o tipo de agressividade e desprezo pelas pessoas que acontece em espaços escolares, quer seja ensino básico, secundário ou superior. A "praxe" tem normas e regras, tem valores que devem ser assimilados e transmitidos para um bom funcionamento. Tal como a vida em sociedade tem normas, regras adequadas aos nossos valores e costumes. Em segundo lugar gostava de referir que a ida ao poste sempre existiu na escola, mesmo quando havia lá outras pessoas no Conselho Executivo, antigamente chamado de Conselho Directivo. As leis ao longo dos anos mudaram, bem como a postura pedagógica. Hoje não se pode bater num aluno, mas o aluno pode bater no professor e esperar apenas um processo na escola e, talvez, no tribunal. Mas sendo menor, não há problema, fica à guarda dos pais!! Ida ao poste antigamente era feita de uma forma em que a pessoa apenas ficava presa no poste, com o peso do seu corpo a fazer força sobre as pernas, e com umas mãos atadas (se não me estou a enganar! se estiver corrijam-me!). Enquanto que hoje, os valores e as atitudes tomadas pelas crianças é de agressividade e inconsciência das consequências. Noutras escolas as idas ao poste também devem existir, talvez não assim, talvez aconteçam coisas piores. Quem sabe? A verdade seja dita, o que é passar uns dias suspenso, sem ter aquelas aulas de seca, que não me interessam! Educação, responsabilidade, são coisas que devem ser incutidas a partir de casa pelos os pais. Qualquer dia deveremos ter 1 policia para viajar cada pessoa, 1 auxiliar educativo a vigiar cada aluno. E as leis, devem realmente penalizar as pessoas (professores, auxiliares educativos, alunos e pais) para as coisas más que acontecem na escola. Acabem com o facilitismo e desresponsabilização.

5 comentários:

crf230f disse...

lol mais uma vez um incidente comum mas nunca aprovado em quaisquer k sejam as circunstancias que se passam em tdas as escolas e em tdos os espaços frequentados por jovens é lhe dado uma importancia abrupta..fica uma questao sera que este assunto tomou estas proporçoes devido realmente a atentados contra a saude das pessoas e o seu bem estar ou foi pelo presidente ter logo comentado o caso?pois é ... é triste e eu como poiarense sinto.me triste se for caso da importancia deste assunto ser dada devido ao presidente..será k este estará a tomar partido para algo como nem mais nem menos do que passar a ter mao no grupo de escolas d vila nova de poiares cm faz em tdos os serviços do concelho?pronto esta dito e agr kem kiser k tire as suas elaçoes.MAs voltando ao caso das "praxes" { lol..termo assumido sem logica e sem nenhum tipo de significado para o caso) , é claro k os miudos terao de ser castigados ,aliás cm já foram que se pode perguntar a todos os alunos daquela escola ja k foi passado um comunicado com as medidas disciplinares aos infractores.(continua)

crf230f disse...

Agora o ridiculo é o pai de um dos alunos agredidos, claro que com a sua razao e com a compreensao, penso eu de tda a gente ja que se trata da saude e bem estar do filho,vir para a televisao pedir a demissao do concelho executivo[Meu senhor com todo o respeito..isto é nao é um reality show ( mas tente ir ao programa da julia) nem mt menos a tvi].Náo é humano pensar desta forma ja k tdos os seres humanos falham mas nao é por ai pk no meu entender a escola nao falhou..a escola seguiu as leis e legislaçoes e penso que teve o comportamento e prestaçao adequado ao caso como nos tem habituado ao longo destes anos todos sem uma unica razao de queixa, já em relação ao presidente nao se pode dixer o mesmo. A escola nao pode ser responsabilizada cm foi ate hj deste tipo de comportamentos claro k tem d tomar as suas medidas como a vigilancia etc..mas ao mesmo tempo devemos pensar que casos como este ou não tao graves se passam em tdas as escolas..eu ja fui ao poste todos os meus amigos ja foram ao poste, ate amigas minhas ja foram lol..a escola nao pode ser acusada de erros kuando estes sao direcionados la fora na rua e na maior partes das vezes em cASA,claro que a escola tem um papel mt importante na formaçao de um jovem mas um pai é sempre um pai e é assim que se devia ter pensado antes de vir ca para fora mandar bitaites(sim pk eu considero mesmo bitaites). Por fim deixo os meus desejos de melhoras a tdos os jovens deste país que foram vitimas de agressoes de todo o tipo. abraço e vejam menos tv

Rafael Paiva disse...

Sinceramente, não retirando a importância do factor do aluno ter sido lesado fisicamente pelos colegas, acho que noticia esta atingiu tal escandalo injustificavel quando se vê coisas bem piores que estas em escolas, e no meu tempo nesta mesma escola era o prato do dia...
É claro, ficar lesado para o resto da vida nao é propriamente levar um tiro na cabeça quando se joga americas army, mas também nao é caso para ser noticia de manchete em jornais e telejornais, ainda por cima quando falamos da TVI, na qual a apresentadora estica sempre mais a coisa do que ela é (também pouco ou nada quero saber se é grande ou foi...).
Já no meu tempo, as idas ao poste era o castigo mais subtil que se podia receber daquele tribunal âmbulante, recordo-me que houve uma que foi com 7 para a estufa, outro que o atiraram para o lago e como nao bastasse arrumaram-lhe farinha em cima, até eu medi ao palito o campo da escola...Isto para dizer que nesta idade a componente consciência está ainda pouco desenvolvida, e nao há noçao das consequências após o acto o que devia promover a escola como mediador no sentido de garantir maior vigilancia e protecção aos alunos durante todo o horario lectivo em especial nos intervalos.E não como faziam no meu tempo, que era sentar-se à lareira dentro do pavilhao a fazer renda, true?!

wrc disse...

komkordo plenamemta km a rakelll:::apoiada

quirino disse...

eu estudei nesta escola e não concordo nada com isto.
o aluno em questão também levou colegas ao "poste".
e isto não e sempre acontecia pontualmente, são brincadeiras de jovens. e o que e verdade e que existem coisas bem piores em Portugal que não e apenas isto