quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Leituras do último mandato Parte I – Alterações Orçamentais

Aproximando-se as eleições é altura de avaliar. Tal como os professores atribuem uma nota no final de cada período, nós, Poiarenses, temos o instrumento para avaliar o trabalho desenvolvido pelos órgãos de Assembleia de Freguesia, Assembleia Municipal e Câmara Municipal.

A leitura dos Boletins Municipais, que fiz neste Verão, fez sobressair o facto das constantes alterações nos Orçamentos Camarários e Plano Plurianual de Investimentos, em 2005 foram respectivamente 16 e 12, em 2006 alteraram-se 8 e 7 vezes, em 2007 passou a 11 e 10, em 2008 foram 13 e 11.

O que dá quase 1 por mês, demonstrando uma incapacidade de planear e calcular os custos/despesas a curto e médio prazo. Nem vale a pena referir a longo!

Normalmente as instituições financeiras trabalham no mínimo a 3 meses.

Se fosse 1 pessoa comum a gerir assim a sua casa….Imaginemos ampliar a casa e continuar com as mesmas despesas correntes (luz, água, gás, comida, telefone, carro,…), depois decidir fazer constantes alterações ao projecto de ampliação, sem o concluir. O que aconteceria era faltar dinheiro, então, como se faz com esta direcção da Câmara, seria pedir um dinheiro a mais ao patrão.

Só que o estado, que somos todos nós contribuintes, vai deixando ir este dinheiro. Os projectos parecem durar mais de 36 anos, mas as alterações de orçamentos é quase mensal.

Quem me dera pedir e ter um aumento do salário, ao meu patrão, para fazer o que me desse na cabeça.

O que nós deve dizer a palavra Projecto:

“Um projecto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projectos e as operações diferem, principalmente, no fato de que os projectos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são contínuas e repetitivas.

Os projectos são normalmente autorizados como resultado de uma ou mais considerações estratégicas. Estas podem ser uma demanda de mercado, necessidade organizacional, solicitação de um cliente, avanço tecnológico ou requisito legal.

As principais características dos projectos são que eles são (1) temporários, possuem um início e um fim definidos, (2) planejados, executado e controlado, (3) entregam produtos, serviços ou resultados exclusivos, (4) desenvolvidos em etapas e continuam por incremento com uma elaboração progressiva, (5) realizados por pessoas e (6) com recursos limitados.

Sua observação é fundamental, já que a gestão das actividades do dia-a-dia é necessário, mas não é o suficiente para o sucesso do projecto.” In http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto

É lógico que normalmente há rectificações a nível de orçamento, para concluir um projecto. Mas todos os meses altera-se? “Não há dinheiros não há vícios!”

E quando é que são concluídos os projectos? Avenida, Fraga, Estádio Municipal, Estalagem no Cabeço da Velha – São Miguel, Praia Fluvial de Louredo, Parque de Campismo de Louredo, Aeródromo, Campo de Golfe, Aldeamento Turístico de São Pedro Dias, Mercado Municipal de Poiares (novo), via de acesso entre EN17 e EN2 (suposta ligação ao IP3), arranjo urbanístico do Jardim de Santo André (Poiares), Fórum de Vila Nova de Poiares, Pavilhão Multiusos de Vila Nova de Poiares!!!!

Há quantos anos se apresentaram estes projectos?

Pelo menos há 2 anos, faz agora na altura da Poiartes, onde estes estiveram expostos.

Sem comentários: