quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A culpa é mesmo da EDP

"Na noite de 13 para 14 de Janeiro, e durante várias horas, o município de Vila Nova de Poiares sofreu constantes cortes de iluminação, tanto nas habitações como na via pública, paralisando o sector empresarial e alterando o normal funcionamento do quotidiano das populações", refere, em comunicado, o presidente da autarquia.

"Como se compreende, imediatamente começaram a chover telefonemas para os bombeiros e destes para o seu comandante, também Presidente da Câmara Municipal, querendo saber o que se passava, uma vez que já haviam feito centenas de chamadas telefónicas para o número que a EDP tem disponível para reclamações e para reportar avarias, sem que tivessem obtido qualquer resposta, porque do outro lado da linha ninguém respondia", acrescenta.

Na nota, o autarca alude também a um problema numa linha de alta tensão, "a faiscar alternadamente entre determinados períodos de tempo", situação potencialmente perigosa e que poderia ser a origem dos cortes.

"Imediatamente tentou, de forma insistente, entrar em contacto com os serviços da EDP, através do número disponível, o que se revelou absolutamente impossível, fazendo com que o Presidente da Cmara Municipal, principal responsável pela Protecção Civil Municipal, se sentisse completamente impotente em todo o processo e sem respostas para os seus munícipes", adianta. Jaime Soares refere ainda que fez também contactos para a Protecção Civil distrital, tendo sido igualmente remetido para o mesmo número. "O presidente da Câmara tem contactos privilegiados com a EDP, poderá ter existido algum problema [pontual] de contacto", disse hoje João Paulo Amaral Gouveia, das Relações Exteriores da Direcção de Rede e Clientes Mondego. De acordo com este responsável, "o director da Direcção de Rede e Clientes Mondego da EDP já contactou o presidente da Câmara e qualquer mal-entendido está ultrapassado".

"Não conheço a situação em particular, mas nessa noite houve problemas devido ao forte vento, sobretudo em zonas arborizadas. Não sei se centenas de pessoas tentaram contactar a EDP mas, em situação de crise, as chamadas entram pela ordem de chegada ao 'call-center'", adiantou.

De acordo com Jaime Soares, "o que sucedeu a Vila Nova de Poiares pode suceder a muitos municípios do país, colocando milhares de pessoas em perigo, porque uma linha daquelas pode criar situações de consequências imprevisíveis". "E mesmo que não tivesse outras consequências, causou graves prejuízos, colocando milhares de pessoas sem energia eléctrica, causando avarias em vários equipamentos", sublinha o presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares."

in Lusa


Mais visitantes em Poiares

Antes Semana da Chanfana ter terminado, Vila Nova de Poiares teve mais visitantes,  anunciados no site da Junta de Freguesia de São José.

"A Junta de Freguesia de S. José vai realizar no próximo Sábado, dia 11, um Passeio / Convivio com 60 seniores a Vila nova de Poiares.
O passeio inclui uma visita pelos locais históricos do concelho e almoço.
Conheça um pouco do concelho de Vila Nova de Poiares no site da Câmara Municipal ou no Blog Poiares XXI"


É pena só estes dois virem referenciados. O blog da Moura Morta tem bastantes fotografias de lugares lindos de Poiares, sendo parte do rio Alva candidato às maravilhas naturais de Portugal.
O site do Aqui Poiares, que presta notícias actualizadas e faz publicidade às empresas da nossa terra, que dão trabalho a poiarenses.

Espero que tudo tenha corrido bem. Que as pessoas tenham conseguido andar pelos passeios irregulares e de terra batida.
Que tenham visto não só a vila, mas outros lugares de interesse - Fraga, Rio Alva, Serra de Alveite.
         E que depois de tudo voltem!


segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Fazer bem

Um dos restaurantes falado no site da Caras é de Vila Nova de Poiares. Um motivo de orgulho, para os poiarenses, nesta casa que é uma empresa familiar de sucesso.

"A Casa dos Frangos - As Medas (Vila Nova de Poiares)
Na Semana da Chanfana , em Poiares, não poderia faltar a sugestão de um restaurante onde possa deliciar-se com esta preciosidade regional. Assim, o restaurante A Casa dos Frangos - As Medas, vencedor do concurso em 2009, é um dos locais obrigatórios para os apreciadores de chanfana."
in Caras
Não sendo apenas elogiada por gentes de fora, também pelas pessoas da terra.
Na minha opinião bate qualquer tipo de frango de churrasco, mesmo o dito da "Guia".

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Nomeação do Padre António Mendes

Após tanta polémica entre o Presidente da Câmara, Jaime Soares, com a Igreja, assistimos à nomeação do Padre António Mendes. Espero que o sr presidente, assista a mais missas (desde o início) para se inteirar melhor das palavras do Senhor e dos sermões, não fazendo guerras políticas para iludir e culpar outros pela sua forma de fazer gestão do Município.
Ao Sr. Padre António Mendes Antunes desejo votos de felicidade e de bom trabalho em Vila Nova de Poiares.

"O Senhor Bispo de Coimbra, D. Albino Mamede Cleto, acaba de nomear pároco de Vila Nova de Poiares o Rev. Padre António Mendes Antunes que até aqui desempenhava o seu múnus pastoral em Figueiró dos Vinhos e Arega.

altO Padre António Mendes Antunes nasceu em 1938 em Vila Seca- Condeixa. Entrou para o Seminário da Figueira da foz em 1950 e foi ordenado por Dom Ernesto Sena de Oliveira, a 15 de Agosto de 1962. Uma vez ordenado foi nomeado vigário cooperador de São Tiago da Guarda em 25 de Setembro de 1962.
Em 18 de Janeiro de 1963 foi nomeado pároco encomendado de Colmeal e Cepos, sendo nesse ano ainda transferido para a paróquia de Meãs do Campo e em 11 de Novembro de 1973 foi nomeado pároco encomendado de Seixo de Gatões. Em 1985 foi nomeado pároco de Figueiró dos Vinhos e Campelo, onde esteve até à data presente, acumulando também, algumas vezes, as comunidades cristãs de Vila Facaia, Graça e Pedrógão Grande.
O Padre António Mendes Antunes por onde tem passado deixa sempre um rasto de luz que se concretiza na sua grande generosidade, na sua entrega ao povo de Deus que o admira e estima. Nas paróquias que lhe foram confiadas deixou muitas saudades e grandes amizades, reflexo da sua total entrega, o que mais uma vez acontece agora com a sua despedida de Figueiró dos Vinhos. É de esperar que nesta hora da partida, a paróquia de Figueiró dos Vinhos seja compreensiva para com a tomada de posição do Senhor Bispo. Este tem a responsabilidade de toda a Diocese e por vezes tem de tomar outras decisões que nem sempre agradam ao Povo de Deus.
Parabéns, Padre António Mendes Antunes. Continue com a mesma alegria, entusiasmo e generosidade ao serviço do Reino."


sábado, 2 de janeiro de 2010

Aviso

 Assim era no ano passado:

"Quero avisar todos aqueles que tencionem registar um automovel GPL em vosso nome, para não o fazerem nem na Conservatoria do registo Automovel de Coimbra, nem em Vila Nova de Poiares porque
Segundo a lei um automovel que tenha combustivel alternativo (GPL) tem desconto de 30% no registo de propriedade.

"24 - Os registos relativos a veículos que, no acto da entrada do consumo interno, se apresentem equipados com motores híbridos, preparados para o consumo, no seu sistema de propulsão, quer de gás de petróleo liquefeito (GPL), gás natural, energia eléctrica ou solar, quer de gasolina ou gasóleo, beneficiam de uma redução de 30 % do valor do emolumento." cit.
Isto é o que diz a lei, excepto para a Conservadora do Registo Automovel de Coimbra, em Vila Nova de Poiares nem conheciam a lei... apesar de a terem afixada em local visivel para o publico ter acesso.
Telefonei para outras Conservatorias e mesmo para a linha dos Registos e Notariados e todos me dizem que tinha direito ao desconto quando registei o meu automovel, mas que não podem fazer nada uma vez que a Conservadora onde eu tinha Registado o Automovel já tinha dito que não tinha direito.
É o que eu digo neste país a lei é feita e aplicada conforme a cara e a conta bancária do cidadão. É o país que temos...
Mas é triste e vergonhoso"
          in Como Sair do Poço, 30 de Dezembro de 2009

Espero que este ano trago mais saúde, felicidade, conhecimento. Que as pessoas se envolvam e que fiquem a conhecer melhor os seus direitos, mas também os seus deveres.