sábado, 25 de julho de 2009

Sinalização a menos

Portugal é um dos países da Europa com maior número de vítimas de acidentes de viação, é importante a sinalização das vias rodoviárias. Enquanto em alguns sítios existem sinais a mais, noutros existem a menos. Neste caso, apesar de não existir nenhum sinal stop ou cedência de passagem, o que ficaria bem seria uns espelhos para conseguir verificar se não vem nenhum carro. Este entroncamento situado nos Moinhos, tendo uma diferença de altura da estrada que faz ligação Vila - Venda Nova, que está com um bom tapete de alcatrão, com a que liga Moinhos - São Miguel, ainda tendo um bocado em calçada tradicional, a qual está uns 10 cm abaixo.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

25 Anos após o falecimento Dr. Augusto Simões

A 28 de Maio deste ano cumpriram-se 25 anos do falecimento do Dr. Augusto Simões, e felizmente um leitor deste blog deu-nos algumas informações deste Poiarense de grande mérito e estima. Por isso, dedica-se esta postagem a uma pessoa que deu o seu contributo por Poiares e pelo País.

AUGUSTO DUARTE HENRIQUES SIMÕES nasceu em Moinhos de Baixo, freguesia de S. Miguel de Poiares, Vila Nova de Poiares, em 19 de Junho de 1908 e ali faleceu em 28 de Maio de 1984.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universida

de de Coimbra, foi Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares entre 1948 e 1959, com o lema "Fé, Unidade e Acção", sendo Deputado na Assembleia Nacional em representação do Distrito de Coimbra durante várias legislaturas onde era conhecido pelo "Deputado dos Humildes" ou "Deputado dos Pobres".

Foi ainda Presidente da Associação de Futebol de Coimbra, membro da Direcção da Federação Portuguesa de Futebol (era em 1966 quando a Selecção dos "Magriços" atingiu as meias finais do Campeonato do Mundo e ficou em 3º lugar).

Grande incitador dos Bombeiros de V.N. de Poiares e depois Presidente da Direcção durante 14 anos, tendo impulsionado a construção do seu Quartel (agora desactivado para ser utilizado para outros fins), bem como o Hospital e a Irmandade de Nª Sª das Necessidades.

Trabalhou como Conservador do Registo Civil (e Predial) em Oliveira do Hospital, era um defensor acérrimo do Regionalismo e da conservação do Património Monumental, Cultural e Artístico do Concelho (e da região das Beiras), sendo sócio das Casas Regionais em Lisboa (Casa das Beiras, Casa do Concelho de Arganil, Casa dos Tabuenses).

Agraciado com as insígnias da Ordem de Cristo pelo Presidente da República e com a Medalha de Ouro de Serviços Distintos do Município de V. N. de Poiares.

A Câmara Municipal e a Assembleia Municipal de Vila Nova de Poiares deram o seu nome a uma artéria da Vila e ao Bairro Social da Ferreira atribuindo o seu nome. Como Advogado defendeu muitos Poiarenses no então Tribunal dos Géneros Alimentícios em Lisboa.