quinta-feira, 22 de maio de 2008

II Mostra Regional de Chanfana

A Câmara de Poiares e a Confraria da Chanfana vão promover no próximo fim-de-semana, dias 24 e 25, II Mostra Regional de Chanfana, evento gastronómico onde estarão também representados os municípios de Coimbra, Condeixa, Arganil, Cantanhede, Mealhada, Vagos, Lousã e Penacova.

A iniciativa, intitulada “A Chanfana, Património do Receituário Português”, terá lugar das 18h00 de sábado até às 19h00 de domingo, no Mercado Municipal de Vila Nova de Poiares, “dotado de infra-estruturas modernas e com condições absolutamente ímpares para acolher este tipo de eventos, garantindo todas as condições para que se possam atingir os índices de sucesso esperados”, de acordo com os organizadores.
Vamos lá ver se não aparece a ASAE a chatear-nos por causa dos caçoilos de barro preto, entre outras coisas que sempre foram tradição, e dá cabo de mais um bom momento de convívio e de comes e bebes. Cada participante terá a seu cargo uma “tasquinha”, com cozinha equipada e esplanada com mesas, onde servirá refeições, com destaque para a chanfana. A animação estará a cargo de grupos culturais dos diversos concelhos intervenientes, sendo de destacar, no sábado, a actuação da Estudantina Universitária de Coimbra.
Isto faz lembrar a Poiartes, onde este tipo de organização leva a bons momentos de convívio e de degustação de produtos tradicionais.

O objectivo desta mostra é “juntar os diferentes municípios que possuem tradição genuína na confecção de chanfana, tendo como base a carne de cabra, elevando ao expoente máximo este prato de excelência do património gastronómico português”.

Pois afinal, não há só uma capital para um prato regional! Cuidado é com as cabras de fibra de vidro, não vá cortar a língua de ninguém! Principalmente daqueles que discordam de algumas ideias e projectos do Sr. Jaime Soares e da Lic. Madalena Carrito. Bon apetit

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Jaime Soares Intoxicado pelo PODER

David Owen, neurologista britânico, que estudou durante 6 anos o cérebro, refere no seu livro In Sickness and In Power, que muitos dos políticos, sobretudo aqueles que permanecem mais tempo no poder, se acham donos da verdade ou que outros tantos desprezam conselhos.
A história está repleta de exemplos de governantes afectados pela Síndrome de Hubris, a qual não tem cura. Para prevenir deve-se manter em constante vigilância os dirigentes políticos! Hubris é uma expressão grega que defini desinteresse pelos outros, excesso de confiança e orgulho desmedido.
Dos afectados pelo poder temos nomes mundiais como: Adolf Hitler, Benito Mussolini, Mao Tsé-Tung, Theodore Roosevelt, Margaret Tatcher, George W. Bush, Tony Blair, Fidel Castro, Robert Mugabe, Saddam Hussein, Khadafi, Idi Amin. Mas olhando cá para dentro do nosso país à beira-mar plantado temos: Alberto João Jardim, Manuel Alegre, Mário Soares, Jaime Soares.
Este último ganha destaque por ser presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares, encontrando-se em funções há 34 anos, o que o torna num dos mais antigos autarcas no País!!
O Hitler e Mussolini dispensam apresentações pelos piores motivos, tendo formado uma dupla assustadora! Tsé-Tung, durante o seu regime estima-se que tenha mandado executar 800mil opositores! Margaret Thatcher teve como sintoma a rejeição total da Comunidade Europeia e do que lhe estava subjacente. Já Bush Júnior e Blair, demonstraram ser afectados pela Hubris na opção pela invasão do Iraque.
Será que podemos dizer que as consequências sofridas por empresários que estiveram do lado PS nas últimas autárquicas sofreram um dos efeitos da Hubris do Jaime, a repressão! Ou a teimosia por projectos destinados ao fracasso, com gastos de milhões de euros, como é o caso do campo de golfe, a ligação ao IP3, a defesa estrada da beira, jardim com palmeiras! E quem trabalha mais directamente com este senhor saberá perfeitamente o excesso de confiança, e a falta de ouvidos para os conselhos e opiniões dos outros.