terça-feira, 29 de abril de 2008

Crise financeira e Aumento do preço dos Cereais

É um facto global que afecta cada um de nós. O poder de compra vai diminuindo, principalmente para comprar os bens essenciais, onde se inclui a comida, e o pão que é bastante consumido pelos portugueses. Isto dá a entender claramente que temos que nos voltar para a agricultura, alertando-nos para ficarmos o mais perto possível da auto-suficiência.
Por isso é bom repensar a política agrícola em Poiares, onde a Cooperativa, velha, caduca, completamente ultrapassada, servindo basicamente como estabelecimento comercial. Pois é apenas isto que tem vindo a ser. Esta situação tem vindo a ser acompanhada com uma atitude impávida e serena do Presidente da Câmara Jaime Soares.
Este têm demonstrado bastante interesse que não haja agricultura, ocupando as grandes áreas que antigamente eram utilizadas com esse fim para a expansão da zona industrial e residencial, mesmo contrariando algumas restrições territoriais. E ainda podíamos também falar dos campos de golfe, que irão exigir bastante água levando ao aumento do preço desta devido ao aumento da "procura". Estes serão pouco rentáveis tendo em conta os projectos já concluídos e/ou em desenvolvimento num raio de 60km.
A Cooperativa não presta vários serviços às pessoas com terrenos. Dificilmente se obtêm informações de questão ligadas ao sector da agricultura. Mesmo um engenheiro florestal é pouco para um zona com tantos pequenos produtores florestais. Não existe um colectivo de máquinas e alfaias agrícolas para serem usados pelos vários pequenos produtores. Não se passando além de uma agricultura de ocupação de tempos livres, não somando a isso uma possibilidade de rendimento financeiro extra.
Por estas razões é melhor agirmos para este facto para não incorrermos noutras crises que afectam as nossas necessidades mais básicas. E de voltarmos a valorizar o trabalho que os produtores têm, e a sua importância para a nossa sobrevivência. As pessoas têm que se unir para melhorar as suas condições, e chegar a um meio-termo que seja para benefício de todos, e não se façam guerras mesquinhas, mas sim um plano para um maior rendimento e satisfação de todos.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

E esta hem!!

Não vou falar de política, pois descobri que alguém de Poiares já o fez, mas com uma abordagem mais global. Numa entrevista ao Diário de Notícias o padre Henrique Pinto, nascido em Vila Nova de Poiares, director da revista Cais, investigador e professor da Universidade Lusófona.diz que é um homem de causas, cheio de dúvidas. E em constante interrogação "As pessoas valem pelo que são e não pelo que fazem. Gostaria de ver uma Igreja politicamente empenhada. A Igreja aburguesou-se. Não precisamos de mais partidos, precisamos é de uma sociedade civil mais exigente e implacável. Temos um país de bananas onde quem se vai governando já nasceu de camisa branca."
Refere ainda "Porque é que, perante uma sociedade com tantas desigualdades, a hierarquia mantém todos os privilégios?".
Mas é um homem de senso, e a vida civil deu-lhe outra liberdade intelectual, um valor de que tem relutância em abdicar, sobretudo porque foi educado "para converter tudo e todos ao cristianismo", sendo livre para ser a favor dos métodos contraceptivos, dos casamentos e da adopção pelos homossexuais, por exemplo.
Tudo começou há 35 anos, quando Henrique Pinto ingressou no seminário da Consolata em Vila Nova de Poiares (actual lar de Idosos). Tinha dez anos. Foi ordenado padre em Fátima, aos 25. Entrou em crise vocacional cinco anos depois. Esteve fora da comunidade um ano, para sair novamente. Desta vez para tirar um doutoramento em Londres, onde viveu entre 1995 e 2001 e trabalhou num restaurante para pagar os estudos. Aprofundou os conhecimentos sobre filósofos que já admirava. Entre outros, recorda Michel Foucault, que dizia: "A Igreja é uma força política." Não viu isso e saiu definitivamente dos Missionários da Consolata.
Enquanto missionário, viveu em Itália, no Quénia, na Tanzânia e esteve em Timor-Leste. O italiano e o inglês são as suas segundas línguas e até aprendeu suaíli (na Tanzânia). Sempre acompanhado de uma viola. Compunha e cantava e acharam que tinha jeito para a animação. Chegou ao topo da hierarquia. Tudo ficou para trás há sete anos. Regressou a Portugal para "agarrar a Cais" em Outubro de 2001. Um ano depois fundou a Universos, uma associação para o diálogo inter-religioso, "entendido como relação apreciativa, respeitosa e crítica entre diferentes tradições religiosas, e outras formas de estar na vida".
Será que este Sr. também já recebeu uma medalha de Mérito do Município? Certamente também não se importa de não a receber, mas gostaria de ver alguém a seguir as suas pisadas fazendo o bem em prol dos outros, não se acomodando e lutando por uma sociedade melhor.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Comemorações do 34º aniversário do 25 de Abril

Para comemorar a Revolução dos Cravos e a queda de um Regime de Ditadura Nacional, a Câmara vai promover o seguinte programa:

Dia 25 - Sexta-feira

09h00 - Hastear da Bandeira

10h00 - Provas de Atletismo

12h00 - Sessão Solene presidida pelo presidente da Câmara no Auditório Municipal

- Entrega de taças e troféus aos participantes nas provas de atletismo

- Homenagens por mérito municipal (este ano é só medalhas em Poiares, também quero uma)

15h00 - Comemorações do III Aniversário das Piscinas Municipais

- Actividades aquáticas

21h30 - Espectáculo com o artista Rão Kyao no auditório do Centro Cultural (entrada gratuita).

Dia 26 - Sábado

11h00 - “500 Milhas” de Chaves a Loulé - ACP - Passeio de automóveis clássicos - Passagem em Vila Nova de Poiares (concentração junto ao Monumento ao Cristo).

21h30 - Peça de teatro/comédia “A Birra do Morto” no auditório do Centro Cultural (entrada gratuita).

É de aproveitar e desfrutar um bom fim-de-semana prolongado num concelho com qualidade de vida!

sábado, 12 de abril de 2008

Política Autárquica

Ora aqui está um bom tema para o Sr. Jaime Soares, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, falar. É que nos dias 1 e 4 de Maio, no Paul do Mar, realiza-se mais uma edição da 'Universidade Jota', em colaboração com a Associação Regional de Autarcas Social Democratas, a JSD pretende dar formação a 50 dos seus quadros, sobre as várias áreas de intervenção autárquica.(ora ai está o clã a reunir-se)
Paulo Teixeira (Castelo de Paiva), Berta Cabral (Ponta Delgada), Fernando Seara (Sintra), Jaime Soares (Vila Nova de Poiares) e Roberto Silva (Porto Santo - presidente da AMRAM), são alguns dos oradores.(Está para aqui uma seita!Já imaginaram o que o Jaime pode ensinar?! Eu sim, e foi do tipo: ter altas taxas de água e saneamento; destruir zonas ribeirinhas, e investir num campo de golfe e suposta ligação ao IP3; incapacidade no tratamento rápido da papelada que o povo precisa de tratar.)
Guilherme Silva e Alberto João Jardim também constam do lote de prelectores desta iniciativa. (só faltava aqui outro pirata dos paraísos atlânticos!)