quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Centro Ambiental da Fileira Automóvel em Poiares

O Presidente da Câmara de V. N. Poiares, Jaime Soares, promoveu reuniões com o pró-reitor, Fernando Guerra, e com o reitor da Universidade de Coimbra, Seabra Santos, procurando sensibilizar a instituição para a importância da criação no concelho de um projecto inovador no domínio da reciclagem e tratamento dos Veículos em Fim de Vida (VFV). Sendo então discutida a possibilidade de instalação em Poiares de um Centro Ambiental da Fileira Automóvel.

"No encontro estiveram também presentes dirigentes da empresa CH Business Consulting, responsável pelo estudo encomendado pela autarquia e que deu origem a este projecto, bem como a presidente da ADIP e vários técnicos da autarquia.

Para o presidente da Câmara Municipal, “trata-se de um projecto que nasceu de uma profunda preocupação, em termos ambientais, para tratar de forma ecológica todos os resíduos da indústria automóvel”.

Mas seguiu também para “criar em Vila Nova de Poiares soluções para a problemática da gestão dos VFV, criando um cluster de empresas do sector, ligadas ao desmantelamento, reacondicionamento, comercialização e reciclagem de peças, componentes automóveis e sucatas em geral”.

“ Além de permitir o cumprimento das normativas e disposições legais e ambientais, permite uma melhoria significativa da rentabilidade das empresas, promovendo emprego e criação de riqueza”, referiu Jaime Soares, sublinhando que a isso se alia “um profundo respeito pelo ambiente e pelos valores ecológicos, fundamentais para um crescimento económico saudável e sustentado”.

No final da reunião, todos foram unânimes em considerar o projecto como fundamental e inovador, colocando a tecnologia de ponta ao serviço dos valores ambientais, não deixando de sublinhar que, além da Universidade de Coimbra, a participação de todos os comerciantes locais do sector é fundamental para garantir o sucesso." in http://alveite.wordpress.com/

Neste sentido a câmara deveria ajudar os nossos comerciantes de sucata nesse sentido, disponibilizando os espaços na zona industrial e as verbas comunitárias para a instalação destes com mais cuidados a nível ambiental e aumento do trabalho e lucros, em vez de estas empresas se deslocarem para concelhos vizinhos, passando a levar o dinheiro da empresa e trabalhadores para outros lados.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Concurso para remodelação e ampliação de Escolas EB 1 do concelho de Poiares

A Câmara Municipal de Poiares abriu o concurso para a remodelação e ampliação das Escolas EB 1 de Santa Maria de Arrifana, Poiares (Sto André), São Miguel de Poiares. A publicação de tal concurso foi no dia 25 de Janeiro no Diário da República, e a entrega de propostas têm como data limite 30 dias após a sua publicação. A obras depois terão um prazo de execução de 365 dias. Esta é uma forma de melhorar as condições das nossas escolas, uma vez que ao se fecharem algumas escolas, como foi o caso da EB1 da Ervideira, bem como o seu jardim-de-infância, leva a que seja necessário ampliar o espaço. Gostava de levantar aqui uma questão relacionada com a utilização de espaços escolares com fins desportivos, ou para outro tipo de actividades em que as instalações estes espaços sejam uma necessidade. Em relação aos espaços desportivos, vemos o caso da Escola EB1 de Poiares, com um campo coberto, minimamente abrigado do vento, poderia ser remodelado de forma a que durante o fim-de-semana fosse utilizado pelas pessoas de Poiares, para praticar desporto, lembro aqui uma modalidade atractiva e que carece de espaços deste tipo, como é o caso do Badminton. Poderíamos falar de outras situações como o uso das escolas para acantonamentos de escuteiros ou outras associações, ajudando assim a promoção do concelho. Estas são algumas ideias, pouco amadurecidas para o concelho, mas que há imagem do que acontece noutras zonas onde os pavilhões desportivos escolares são alugados, rentabilizando-se o uso desses espaços.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Festa de concelho

Nos festejos do feriado municipal, onde foram distinguidos 77 funcionários e personalidades, Jaime Soares apelou a só uma cor no concelho (talvez a laranja!!), a dos poiarenses e do esforço no desenvolvimento (afinal não,é verde, branca e laranja como as bancadas no Gimno e court), queixando-se também da “surdez” de Lisboa (só se apercebeu agora, nós portugueses já há bastante mais, deve ser dos salários e tal!!).

As 77 medalhas foram entregues aos funcionários pelos bons serviços prestados, e às outras personalidades do concelho, por mérito nas áreas onde trabalham e desenvolvem a sua profissão. Para três dezenas de trabalhadores camarários destinaram-se as medalhas pela dedicação ao município, há mais de 15, 25, e 35 anos (tempo de mais para aturar um homem que anda aos berros e que atormenta as pessoas), destacando-se Alberto Mário Ferreira Lopes, funcionário há 37 anos, «provavelmente o único que não contratei», de acordo com o veterano autarca(o qual deve pensar que a sorte do senhor é ser do PSD senão já estava fora!!). Outras 30 medalhas foram para a equipa de iniciados, treinadores e dirigentes, da Associação Desportiva de Poiares, pela vitória no campeonato distrital da Associação de Futebol de Coimbra.(ora ai está um bom incentivo pelas gentes da terra, agora só falta ponderar melhor nas condições desportivas, e nos preços e acessibilidades para as tais. Há quem diga que um campo sintético era bom, tendo já em conta a boa tradição futebolística da Associação Desportiva de Poiares) Foram ainda galardoados industriais poiarenses noutros concelhos, comerciantes, empresários de restauração, investigadores, artesãos e músicos, assim como profissionais de artes em vias de extinção, como o “capador” António Maia, ou o multifacetado Abel Lopes.(os quais infelizmente estão a trabalhar noutros municípios, mas pode ser que o presidente consiga captar mais pessoas para a terra com algumas políticas adoptadas, principalmente nos acessos!)

E o Jaime Soares ataca o Governo referindo que apesar da responsabilidade com que «lutamos para que seja, e é, um concelho de futuro, alguns em S. Bento não nos querem ouvir. Os vidros duplos não deixam ouvir as nossas reivindicações!», explicando que é difícil realizar alguns dos projectos para o concelho quando «o Estado não paga o que deve». (ai os marotos, e um gajo tem que pagar logo no momento, senão pimba!! Mas ó Sr. presidente repense lá em alguns para não ser tipo uma OTA que podia ser construída de outra forma e noutro lugar de Poiares. Se der a conhecer de outras formas mais acessíveis esses projectos para se analisar melhor, talvez se possa ajudar o desenvolvimento de Poiares. Poiares é dos Poiarenses, onde você também se inclui. Vá, vá lá, dê uma ajuda!!).

Em causa estão alguns protocolos assinados, nomeadamente os do centro cultural e da biblioteca municipal, esta pronta a funcionar, sem que tenham sido entregues as verbas prometidas.(pois, e isto já obriga a outras jogadas financeiras! Malditas contas! Se uma pessoa governasse a casa como foram governadas as autarquias e o governo durante estes anos todos, tínhamos morrido à fome ou ao frio, por nos terem exigido todos os pagamentos, até ficarmos nus!
«Aceitam protocolos e depois não pagam, e os autarcas é que são caloteiros», disse, frisando que, à custa das regras de endividamento, agora não pode aumentar o quadro de pessoal e, «a biblioteca não pode funcionar».
Mostrando-se disponível para arriscar na procura do melhor, Jaime Soares sublinhou que «não é utopia» tentar que Portugal lute pelos melhores lugares da Europa, «e nunca a meio da tabela, para não descer», explicando que, no caso de Vila Nova de Poiares o problema passa sempre pela necessidade de melhores acessibilidades, «pelas quais lutaremos incessantemente».(hmm, e como é que estas pessoas seriam seleccionadas?! Já vi de tudo em Poiares, mas agora com as novas leis, passam menos coisas, não é?! É como uma pessoa que comete o mesmo crimes ao longo dos anos apenas ser julgado como se fosse apenas 1 crime!! Justiça em Portugal?!)

ADIP bem vista

A Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares recebeu um cheque de 25 mil euros do Montepio por este considerar que esta instituição merecia o reconhecimento pelo seu trabalho meritório e desta forma verem apoiadas as suas actividades. Já na altura de Natal a ADIP veio a público pela oferta de cabazes de natal, em parceria com a Câmara. Esta parceria que por vezes dá frutos, e outras nem por isso! Muitas das vezes esta instituição serve de ponto de entretém para alguns desempregados que vão para lá por POC's, e que algumas vezes não têm formação para tal, quer profissional, quer pessoal, levando a um desgaste psicológico e físico das pessoas que à vários anos trabalham para a instituição. A promiscuidade entre estas duas instituições é tanta, principalmente nos casos "confrariais". Desde da forma de produção das Chanfanas à sua comercialização na altura da Poiartes. Outro aspecto no caso da ADIP e que a meu ver está a ser mal aproveitado, é a Colónia de Poiares na Praia de Quiaios. Hmm, que saudades desses tempos! A sua utilização mantém-se na época do Verão para as crianças e idosos da nossa terra. De louvar esta acção social. Mas e o no resto do ano?! Houve vezes que foram pedidas as instalações, só que os preços eram altos, ainda mais quando essas pessoas eram gentes de Poiares, que queriam sentir mais apoio das instituições da terra. Escuteiros, clubes, associações juvenis, colectividades, deviam ter mais facilidades nas quantias a pagar na utilização não habitual, ou não mais rentável deste edifício que também já carece de uma reestruturação para se adequar aos tempos modernos. Há coisas más, mas também há boas. Mas eu acho que se podia melhorar! Se não for possível, pelo menos não piorem!

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Serra de Alveite

Lindas paisagens tem a nossa bela terra. Podemos desfrutar do prazer dos passeios pela natureza, e da qualidade de vida que Poiares têm condições para manter, e rentabilizar, através do ecoturismo. Poiares tem que copiar o que bom se tem feito noutros concelhos neste sentido, como por exemplo, os percursos pedestres, devidamente assinalados e fornecidos num mapa aos visitantes da Lousã. A qualidade de vida paga-se, e a tendência é para se tornar um negócio rentável. A fuga à poluição e meios stressantes é cada vez maior!
Alveite visto da rampa de parapente Vista da Serra do Bidoeiro da rampa de parapente
Imagem dos Moinhos vista da rampa de parapente Imagem da zona industrial vista da rampa de parapente.
Imagem da Serra de São Pedro Dias.
Esta última foto se fosse tirada à bem mais tempo poderia-se encontrar umas mesas, que alguém invejoso decidiu levar para casa, ou fazer delas uma fogueira. Bem como umas cordas que delimitavam um caminho. Enquanto a consciência de preservação de um bem comum a todos não for fomentada e existente em cada um de nós, bem que podemos continuar a reclamar das condições do nosso concelho, mas principalmente das atitudes de determinadas pessoas, que invés de ajudar a torná-lo num sítio mais agradável para viver e com melhores condições, vai contribuindo para o seu degredo. Afinal as pessoas que pagam impostos são indirectamente as pessoas que sustentam estas atitudes, e que assim vêm os seus dinheiros a serem usados para benefícios pessoais. Se reclamamos que alguns políticos fazem isso, devemos reclamar por outras pessoas se aproveitarem destas situações.
Imagens da Fraga e do seu penedo, vistas do miradouro
Imagem dos acessos ao miradouro e à rampa de parapente da Serra Alveite
Isto é que não ajuda muito ao uso do miradouro, nem da rampa para parapente, é preferível não dar cabo do carro, e dar outras voltas, por miradouros e sítios que tenham melhores acessos. Talvez quando aqui for construída a pousada isto tudo seja melhorado, até lá aguentamos.
Mas estas imagens valem alguns sacrifícios, nem que seja de uns quilómetros de caminhadas ou passeios de bicicleta.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Polícia Municipal de Vila Nova de Poiares

A pesquisar bem na net até se encontra algumas coisas relacionadas com Poiares, mas nada a partir de sites das entidades locais. Para quem estiver interessado no Regulamento de Organização e Funcionamento do Serviço de Polícia Municipal click no link. Poderá encontrar coisas como as funções da polícia, como é o caso da execução de acções de polícia ambiental! Qualquer dia vão ter de multar a Câmara pelas agressões ambientais que tem feito! Fica-se a saber também que o corpo policial é constituído por 10 elementos! Isto é o que se aplica na prática?Nunca vi tantos! Pode-se ver também os deveres dos polícias. Curiosidades! Há que saber para poder argumentar, para atacar ou defender melhor!

Praia fluvial de Louredo

Ainda longe do Verão e do calor, mas a pensar no que poderão ser os futuros Verões e épocas de chuvas, informo-me sobre a praia fluvial. A Câmara por esta altura já tem os resultados onde se verifica as licitações para a construção: Const. Marvoense, Lda - 397.876,20€ Amadeu Gonçalves Cura & Filhos - 413.762,68€ ETC - Estudos e Trabalhos de Const, Lda - 413.762,68€ ArgoConstrutora-Const. Civil, Lda - 414.307,04€ Oliveiras, SA - 417.538,01€ Nelcivil - Contruções Civis de Nelas, Lda - 479.489,51€ Haparalela - Construções, Lda - 485.422,51€ O que encontrei acerca da praia fluvial o anúncio do concurso e o resultado. Era bom poder saber como é o projecto, e ter a noção das alterações que este irá provocar nos modos de vida das pessoas e na natureza. Até porque, digamos a verdade, todos somos curiosos e gostamos de saber como vão ficar as coisas. Ainda dando mais umas voltas no Diário da República podemos encontrar alguns concursos para integrar os recursos humanos da Câmara, um dos quais para dois estagiários com o Curso de Ciências da Informação o qual tem como saídas profissionais o seguinte:
  • Administrador de dados;
  • Analista de informação;
  • Arquivista;
  • Bibliotecário;
  • Cientista da informação;
  • Consultor em informação;
  • Documentalista;
  • Gestor de informação ou gestor de conteúdos, nomeadamente na Internet;
  • Gestor de recursos de informação;
  • Gestor de sistemas de informação.
  • Desta forma, certamente o presidente estará a pensar em melhorar os conteúdos disponíveis pela Câmara na internet, informando melhor as pessoas, e organizando também o informação que faz parte da história de Poiares, bem como das notícias diárias. Ideias! Só para ficar a saber mais coisas sobre a nossa terra, e porque não, da nossa Raça Poiarense, não é assim, Sr. Presidente!?!