domingo, 30 de dezembro de 2007

Mais desporto

No dia 22 e 23 de Dezembro realizou-se um torneio 24h de Futsal no Pavilhão Gimnodesportivo de Vila Nova de Poiares, organizado pela Associação de Estudantes da Escola EB 2,3/S. Dr. Daniel de Matos.
É de louvar a disponibilidade da utilização deste equipamento desportivo para estes eventos, bem como dos recursos humanos, sem os quais a conservação, manutenção e utilização deste era impossível. Deste modo, aos funcionários, que também abdicam do direito de estar com a família, os parabéns e obrigado por fazer parte deste tipo de trabalho. Este tipo de torneio é uma forma de dar alguma competição, de certa forma amigável, e com um carácter lúdico, para muitos praticantes não federados deste desporto, e que utilizam semanalmente os espaços desportivos de Poiares. A final foi envolvida em polémica, onde a juventude organizadora demonstrou a inexperiência neste tipo de situações, uma vez que no decorrer do jogo a equipa do Ercasol esteve sempre em desvantagem, conseguindo apenas igualar o resultado no último lance da partida. Tudo estalou quando no final do tempo regulamentar uma equipa pretendia ir para penaltis, enquanto que os regulamentos ditam para ir para prolongamento e só depois penaltis. Os mesmos regulamentos que os organizadores não tinham presentes, para tirar as dúvidas dos participantes! Acabou o Ercasol por ser o vencedor da prova, devido a desistência da outra equipa, de uma forma infantil, deixando uma má imagem aos espectadores que se deslocaram ao pavilhão. É de louvar estas iniciativas, e estes apoios. Mas não este tipo de atitudes que é mau para todos.

Raio do Bicho

"Rynchophorus Ferrugineus" bicho desgraçado que agora vem dar cabo das palmeiras e deixar algumas pessoas em sobressalto, e outras tantas a inventar histórias. Com o aumento do número de palmeiras em Poiares, e depois de a Câmara investir tanto numas belas palmeiras que estão no novo Jardim à Raça Poiarense, que nunca foram bonitas, nem bem vistas em Poiares, uma vez que não dão sombra e são caras, a preocupação aumenta para controlar uma praga. A Câmara emitiu um comunicado, que se poderá ver afixado em alguns locais, caso ainda ninguém os tenha arrancado, e estejam danificados pelo tempo. (Será que não dava para imprimir e na mesma altura colocar na net também?!Afinal o documento deve ter sido feito no pc, e além disso é tão fácil digitalizar 1 página!) Pois bem, eu cá decidi dar uma ajuda! Tirei 1 simples fotografia, logicamente que a qualidade não é tão boa, mas é um auxílio. O escravelho que anda a dar cabo das palmeiras, e de algumas cabeças, é de difícil combate, sendo necessário 5 tratamentos por ano, e nada garante a eficácia desta prevenção. O que se pode fazer mesmo é a solução avançada pela Câmara. Apesar das várias histórias que se associam a este tipo de comunicado, é de referir que a Câmara poderia ter poupado milhares de euros, se tivesse colocado árvores autóctones podia obter mais sombra, e poupava muito dinheiro.

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Concurso de árvores de Natal

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares decidiu fazer um concurso de árvores de Natal, uma ideia luminosa, que bem serve para enfeitar a nossa vila, e fazer com que os poiarenses intervenham nesse processo.
Parabéns aos concorrentes, e votos para que surjam mais! Quem quiser participar é só dirigir-se aos Serviços de Acção Social! Logicamente que as pessoas também deviam participar, e tomar parte nas decisões políticas.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

E se os jovens e os dinheiros ficassem na terra!

A Câmara continua a fazer uma propaganda de forma antiquada dos programas e dos acontecimentos em Poiares, será que numa altura de novas tecnologias continuamos sem as saber utilizar, e se continua com os papeis afixados. E para as pessoas que vivem fora do concelho?! Só têm acesso a essa informação se forem a determinados locais! Afinal para que um espaço internet, ou para que pagar um site na net que serve para pouco, ou nada. Mas não é por causa disto esta postagem. Porque é que a Câmara continua a ir buscar colaboradores e trabalhadores que não são do concelho, enquanto tem pessoas formadas e qualificadas para as mesmas funções, e provavelmente com menos custos para a Câmara!?! Nesta altura do Natal são os animadores que vêm de fora, mas poderíamos falar do monitor do ginásio, ou de outros funcionários da Câmara. Se a intenção é ter mais pessoas a viver em Poiares deve-se dar prioridade às pessoas de Poiares! Os Açores também fazem o mesmo! Para que mandar dinheiro para fora, e juntamente mandar as pessoas da terra para fora à procura de um trabalho? Não admira que haja mais jovens a saírem de Poiares, pois a própria Câmara não ajuda à sua fixação. Mas quem diz jovens, diz toda a população activa existe neste meio. Políticas mal pensadas! É só ter em atenção o factor Conhecimentos!