quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Lixo noutro sítio!

Mais uma volta,mais um sítio que serve para despejar o lixo!
Não sei se ainda se lembra que há uma antiga estrada que faz a ligação da Ventosa até Louredo, que agora até é agradável para quem dá um passeio de bicicleta ou de qualquer outra forma, com todo o verde que a envolve. Mas esta tem um senão, a contínua poluição que se vai fazendo! Se num lado a Câmara limpou a curva da Farrunca e colocou lá uns contentores, acho que a Polícia Municipal ou outra entidade ligada à Câmara deveria fiscalizar, identificar e rectificar este tipo de situações.
Se alguns infelizes não sabem o que fazer ao lixo, a Câmara sabe que infelizmente tem que limpar. Mas com tanto funcionário, ainda não conseguiu idenfificar este sítio? Nós enquanto munícipes somos prejudicados por este tipo de acção, pois os gastos da limpeza são acarretados por todos nós!Hoje em dia já há sítio próprios para despejar tal lixo.E não é vergonha levar o lixo aos sítios certos,mas isto acaba por ser vergonhoso.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Complexo desportivo e algo mais ou menos!

Nos últimos anos assistimos ao aumento dos espaços desportivos em Poiares, grande parte num complexo desportivo, que com muitos erros, pelo menos lá está. Mais vale ter pouco e mal do que não ter! Assim fala muita gente! Mas com a quantidade de dinheiro que tem sido gasto lá, deveria-se ter melhores condições. Ora vamos lá ver umas coisitas:
1º Lugar - Um tanque exterior que para os adultos dá pela cintura! Com tanto espaço podia-se ter feito 2 tanques, 1 para crianças e outro para adultos! Já que a fraga, foi dinheiro desperdiçado, e os adultos mal podem estar dentro dessa chamada piscina exterior! 2º Lugar - Campo de ténis com umas belas bancadas e com vedação adequada para as bolas não irem para o exterior. Quem já jogou, sabe que de vez em quando tem de ir buscar as bolas à estrada, e por muito azar, fica com elas na ribeira, a qual tem uma água limpida! Neste caso ainda podemos referir que com o preço alto que se tem de pagar para utilizar o espaço, não admira que sejam poucas pessoas a utilizar. Se não há utilizadores, não entra dinheiro. Nem que seja pouco de cada vez.
3º Lugar - Campo de relva sintética, com dimensões inferiores às de um campo de futsal. Tendo em conta os clubes existentes na terra, e ainda termos uma escola básica de 2,3 ciclo e secundário a funcionar em Poiares, não seria melhor ter gasto mais um pouco e rentabilizar mais?! Com tanto espaço podia-se ter feito um campo de futebol 11, com possibilidade para fazer 3 campos da dimensão do actual, o qual poderia ser utilizado durante o dia pelos alunos, e ao final dos dias pelas pessoas, ou pelos clubes. Além de, nos fins-de-semana poder ser utilizado pelos clubes nas suas competições. Dando assim melhores condições para o desenvolvimento pessoal e desportivo dos jovens, e divulgado o concelho.
4º Lugar - Jardim das palmeiras/Monumento da raça poiarense! Será que com tantos problemas ambientais, de falta de água, e gastos energéticos desnecessários, pergunto eu se não teria sido melhor colocar árvores autóctones, como o choupo, tileiras, salgueiros, plátanos, que são mais resistentes, que precisam de menos água, e dão mais sombra!?! E não sei se serão mais baratas, o que acredito que sim! As tileiras eram boas, pois num sítio como aquele, que já começa a ser tradicional o cheiro da ribeira de Poiares, iria atenuar os maus odores durante o verão. Ah, e já agora, não deveriam ser instalados alguns aparelhos para manutenção das capacidades físicas das pessoas?! De louvar o belo playground que lá está construído para as crianças. Falta saber se as pessoas vão ter de pagar para utilizar, afinal os impostos já os pagamos!
5º Lugar - A ribeira já não corre! E como as águas estagnadas são factores de risco de saúde pública,e como esta está mesmo ao lado do local onde se prática desporto para diminuir outros riscos de sáude, não deveria esta estar em melhores condições?!
Poder-se-á resumir, que há muita coisa a rectificar! Hoje em dia às pessoas fixam-se nas terras que lhes oferecem condições de trabalho e de vida. E desporto hoje em dia está associado à qualidade de vida, e os espaços desportivos são a base para praticar actividades físicas. Se nós pagamos impostos para o governo central e local, temos direito a ter as coisas. Porque é que neste concelho se pagam este tipo de serviços como se vivessemos numa cidade onde a procura quase que supera a oferta, porque é que vamos a concelhos da nossa dimensão e batemos em muito os preçários lá existentes?!Quase mais vale pegar no carro e ir dar dinheiro ao concelho da Lousã, Penacova e Góis! Dá para gastar no combustível, na utilização, e ainda sobra qualquer coisa! Grão a grão enche a galinha o papo!